webradiogospel.com

Promoção Grátis

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Coréia do Sul vai se tornar cristão?

Há poucas palavras para descrever uma visita ao que é reivindicado ser congregação a maior do mundo igreja.
Em pouco mais de 50 anos, a Igreja do Evangelho Pleno cresceu de cinco povos da reunião na casa de seu pastor fundador da Coréia do Sul, para uma adesão de mais de 750.000 pessoas.
Isso significa que a igreja, em Seul, tem mais membros que algumas denominações em toda a Europa.
Em um domingo típico, mais de 200.000 fiéis assistir a sete serviços em um edifício que se sente mais como um estádio de uma estrutura tradicional cristã.
Visitar a Igreja é como assistir a um grande evento desportivo - sem os desafios de controle de multidões.
No interior, a atmosfera era mais como uma sala de concertos de grandes dimensões, com uma orquestra e coro reunido sendo estranhamente tolhida por seus arredores.

"Evangelho da prosperidade"

Hinos tradicionais e canções contemporâneas ambos foram cantados, com palavras projetada em Coreano, Inglês e Japonês para (mais uma vez, enorme) ecrãs electrónicos.
Havia ainda 10 câmeras de televisão a ser dirigido a partir de uma sala de controle, porque os serviços são transmitidos para outras igrejas e disponibilizado on line.

Então porque é que esta igreja é tão bem sucedida?

De acordo com o seu pastor, Young-Hoon Lee, a igreja tem crescido porque prega sobre como se tornar um cristão tendo um impacto positivo e tangível na vida de cada crente.

"Jesus nos dará bênçãos espirituais, e prosperidade, e saúde física", diz ele.

A idéia de que o cristianismo traz consigo automaticamente o ganho material é muito contestada por alguns, que condenam a idéia como "o evangelho da prosperidade".
Eu certamente não poderia deixar de notar que perto da entrada da igreja são duas máquinas de ATM estilo, oferecendo uma maneira fácil para os membros depositar a sua oferta em dinheiro semanalmente.
Pastor Lee diz que, enquanto cristãos dão generosamente para causas de caridade, não há nenhuma razão pela qual não deve prosperar e receber "benção" a si mesmos.

Clínica Crowded

Mas eu perguntei-lhe se ele realmente quis dizer que os membros da Igreja têm melhorado a saúde física, como resultado de sua fé?

"Muitas pessoas ainda tem problemas, mas muitas pessoas superam os problemas com fé", ele me disse.

É uma fé que os milhares que freqüentam aqui acreditam que muda profundamente suas vidas.
E o Pastor Lee tem uma previsão sobre o dramático impacto a longo prazo do cristianismo na Coréia do Sul.
"Nossa igreja ainda está crescendo, assim, mais cedo ou mais tarde será o cristianismo a religião principal na Coréia. Todos os cristãos estão orando por isso agora."
A poucos quilómetros de distância, eu testemunhei uma abordagem bastante diferente para a vida cristã e de serviço.
Em um degradado edifício no sul de Seul, centenas de trabalhadores migrantes foram empurrando para a atenção em uma clínica de aglomerado.
Para muitos deles, a clínica - executado por uma organização cristã - é o único lugar onde podem obter cuidados de saúde gratuitos.
No piso superior, que estão sendo tratados são incentivados a participar de um culto de adoração - completo, com músicas alegres e um sermão estimulante.

Love Village

Há um claro empenho da equipe no centro de introduzir aqueles que estão ajudando a fé cristã.
Lee Sun Hee, o vice-presidente sênior do Centro da Aldeia Amor, me diz que a grande maioria dos pacientes aceita os seus princípios cristãos.

"Na nossa clínica, difundir o Evangelho. Eu não tenho certeza se é por causa de seu desespero -, mas quando falamos sobre o cristianismo, cerca de 95% a aceitam.
"Nós não recusamos o tratamento por causa de sua religião. Nós pensamos que Deus nos deu a oportunidade de prestar ajuda e servir as pessoas."
Este tipo de determinado compromisso cristão não é incomum na Coréia do Sul.
Outro exemplo é o enorme número de missionários cristãos de serem enviados para outros países - com algumas estimativas, colocando o número de quase 20.000.
Alguns relatórios sugerem que apenas os Estados Unidos envia mais missionários cristãos no exterior do que Coréia do Sul.
Em 2007, um grupo de cristãos coreanos foi seqüestrado no Afeganistão - e duas pessoas foram mortas.
Mas histórias como essas não parecem estar a impedir os cristãos sul-coreano de se inscrever para o trabalho missionário.
Conheci Pong Sik Kim, que estava se preparando para deixar Coréia do Sul. Perguntei-lhe se ele tinha preocupações com sua segurança no futuro.
"Estou muito preocupado com isso, na verdade. E cada vez que eu tive quaisquer problemas em minha mente, Deus deu-me mensagens, que eu deveria ser ousado e corajoso."

Neon cruzes

Ele também me disse que era "básica e natural" para ele estar preparado para arriscar sua vida como um missionário cristão.
Então, que razões são dadas para a rápida expansão do cristianismo na Coréia do Sul?
Myoung-Kyu Park, um professor de sociologia da Universidade Nacional de Seul, diz que o cristianismo é intrinsecamente associada com a prosperidade ocidental nas mentes de muitos coreanos.
"Ao contrário do Budismo ou do Confucionismo - formas tradicionais de pensamento religioso - Cristianismo poderia dar povo coreano motivação muito positiva", diz ele.
Há certamente pouca dúvida de que o cristianismo está tendo um impacto significativo na sociedade sul-coreano - se é o neon cruzes vermelhas que iluminam o horizonte de Seul cada noite, ou a presença de bandas de música cristã igreja jogando na rua.
Coréia do Sul está a modernizar-se rapidamente, e abraçar o cristianismo parece ser parte desse processo.
Mas em um momento de mudanças rápidas, como social, poucos podem prever com confiança o lugar de longo prazo da fé cristã, no futuro do país.

Fonte: BBC / Web Rádio Gospel
Digg Google Bookmarks reddit Mixx StumbleUpon Technorati Yahoo! Buzz DesignFloat Delicious BlinkList Furl

0 comentários: on "Coréia do Sul vai se tornar cristão?"

Postar um comentário

Postagens populares